É verdade que o recém-nascido está preparado para se alimentar na vida extra-uterina, traz consigo os reflexos necessários de procura, preensão da mama, sucção…
No entanto, nascer para um novo mundo – o mundo fora da barriga da sua mãe – e perder a forma de se nutrir através da placenta, exige que o recém-nascido se adapte a uma nova forma de se alimentar.
Mamar é a forma mais natural e fisiológica de se alimentar. Mas mamar implica muitos movimentos, muitos nervos, muitos músculos!
Assim, as mães que me conhecem sabem que eu costumo brincar dizendo que o bebé não teve dentro da barriga a mama da mãe para “treinar”. Por isso, muitos bebés precisam de treinar nas primeiras vezes que mamam: ao colocarem em prática os seus reflexos inatos, aperfeiçoam-nos.
E uma outra comparação que gosto de usar: o Cristiano Ronaldo tem, sem dúvida, talento e capacidade inata, mas precisou treinar muito para se tornar cada vez melhor…
Muitas vezes, e por diversas causas, o bebé e a mãe podem precisar de apoio especializado para optimizar a amamentação, no entanto o bebé torna-se um campeão na mama, treinando… e não há melhor treino para mamar bem e melhor, do que mamar!
Se sentes que, para além de “treinar”, tu e o teu bebé precisam de apoio na amamentação, podes consultar informação sobre os nossos serviços e agendar aqui.
Marta Rodrigues
_Enfermeira/CAM/Mãe de 3 filhas
_Responsável Amamenta Braga