Código de Ética e Conduta: os nossos valores
Acreditamos que a gravidez, parto e pós-parto são momentos ímpares, transformadores, de empoderamento e vulnerabilidade em simultâneo, e que cada mãe, cada pai, cada família, tem direito a vivenciá-los da forma que sentir ser a melhor.
Acreditamos que a amamentação é a forma mais natural, biológica e saudável de alimentar um recém-nascido e um bebé pelos primeiros meses e anos de vida (em conjunto com outros alimentos depois dos seis meses, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde e outras entidades). No entanto, temos plena consciência de que nem sempre – pelos mais variados motivos – é possível alcançar este objetivo de forma plena. Apoiamos escolhas informadas e, compreendemos que, muitas vezes, são as possíveis.
Temos consciência de que a amamentação e o leite materno representam o padrão-ouro da alimentação e da promoção da saúde infantil no mundo e que a maioria das mães deseja amamentar os seus bebés por também ter essa noção, por isso esforçamo-nos por transmitir, disseminar e providenciar informação clara, correta e baseada em evidências científicas atualizadas.
Procuramos a atualização constante dos nossos conhecimentos técnicos, pois acreditamos que o conhecimento evolui constantemente e a ciência ligada à gravidez, parto e amamentação ainda é recente. Qualquer profissional que trabalhe nestas áreas deve pautar-se pela busca constante de atualização por fontes fidedignas.
Apoiamos e defendemos o Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno.
Compreendemos que cada tríade mãe-bebé-pai é única, por isso trabalhamos numa base individualizada, de um-para-um, promovendo o conforto de cada família e o respeito pela sua individualidade, crenças, valores e desejos relativamente ao seu bebé.
Acreditamos que todas as mulheres que o desejem têm direito a ter apoio especializado na amamentação, por isso, se escolheu ter acesso aos nossos serviços, sinta-se à vontade para nos contactar, mesmo que sinta qualquer reticência e/ou dificuldade em relação ao pagamento ou qualquer outro aspeto do serviço.
Código de Ética e Conduta: a nossa forma de atuação
O apoio na amamentação será sempre prestado por uma profissional com formação adequada no apoio à amamentação. Todos os outros serviços que oferecemos são prestados por profissionais com formação específica. A prestação de outros serviços através da Rede Amamenta ou parceiros da Rede é feita por profissionais qualificados para a atividade que exercem (por exemplo consultoria em babywearing, fisioterapia/osteopatia, psicologia clínica, sono infantil, etc.).
Cada profissional da Rede Amamenta deve cumprir com as suas obrigações legais e fiscais, pelo que poderá solicitar fatura com contribuinte.
Cada mãe/pai é responsável pelas decisões que toma em relação ao seu bebé. Os serviços que prestamos têm um caráter (in)formativo, no sentido de orientar e disponibilizar recursos para que se alcancem os resultados pretendidos – sendo que estes são definidos por cada família. A decisão está sempre do lado da mãe/pai. A responsabilidade pelos serviços prestados e a informação transmitida é de cada Amamenta e cada profissional que os preste, pelo que não poderão ser imputadas responsabilidades a outros grupos da Rede ou à Rede como um todo. No entanto, se tiver alguma sugestão ou reclamação a fazer, queremos ouvi-la.
Garantimos a confidencialidade de todas as informações, fotografias, vídeos, partilhados com os profissionais que trabalham na Rede Amamenta e/ou o pedido expresso de autorização para partilhar todos ou qualquer um destes elementos com outros profissionais da Rede para fins educacionais ou profissionais.
Todos os profissionais que trabalham na Rede Amamenta assumem, aceitam e esforçam-se por cumprir os requisitos desta missão, código de ética e conduta. A falta de cumprimento poderá levar à sua exclusão.
Como falar com a Rede Amamenta
A Rede Amamenta foi criada para ajudar mães. Se você estiver com alguma dúvida, pode entrar em contacto conosco tanto por e-mail quanto por telefone.